Design não é Arte



Nos dias de hoje é comum ouvir que conceitos como Design e Arte estão associados. Não será qualquer objecto de design uma obra de arte? Para alguns sim e para outros não.

No meio do conflito entre os dois conceitos, qual será a definição de cada um dos conceitos? Será que existe diferença entre Design e arte, se é que existe alguma diferença, qual é? E qual é o motivo que leva muita gente a associar ambos conceitos, o que os dois conceitos têm em comum?

Neste artigo, vamos juntos descobrir as respostas das questões acima colocadas de forma simples, objectiva e clara. Continue lendo…

É normal ouvir designers afirmando que design é arte, tanto que é que o conceito Design é por alguns mal interpretado, seja por alguns profissionais da área ou mesmo profissionais de outras áreas, chegando a confundir ilustração, manipulação e até estilo de vestir com Design.

O que é Design?

Design é o conflito entre conteúdo e a forma” – Paul Rand
Design é um conceito que pode ser entendido como uma actividade projectual que se dedica na resolução dos problemas sociais de um determinado grupo alvo, por meio de sistemas de relações entre o conteúdo e a forma, com o objectivo de obter resultados práticos e funcionais. Nota: Aqui refere-se ao conteúdo como sendo a ideia proposta, e a forma o meio que nos é apresentada a ideia.

O que é Arte?

Arte pode ser entendida como uma actividade humana que manifesta sentimentos subjectivos, através de técnicas e habilidades por meio de tela, dança e etc.

A partir das definições torna-se fácil perceber as diferenças existentes entre Design e Arte. Confira as principais diferenças entre Arte e Design.

Diferença entre Arte e Design

  • ·         Na arte, o artista ilustra ou expressa algo a partir de uma reflexão interna, o seu modo particular de ver o mundo, podendo ter como influência factores externos da sua época. Ao passo que o designer resolve problemas inerentes a uma colectividade, satisfazendo as necessidades sociais dessa mesma colectividade, permitindo uma comunicação eficiente entre o objecto e o espectador. Geralmente o design atende as demandas do mercado.

  • ·         A arte é como já vimos, subjectiva e difícil de entender imediatamente e sem uma explicação prévia. Design é simples, efectivo e é geralmente auto-explicativo, ou seja, não precisa que o designer nos explique a finalidade do objecto projectado. Exemplo: Um cartaz (as informações expostas em cartaz devem comunicar com o público alvo), ou mesmo uma cadeira (ninguém deve ter dúvida de como devemos sentar em uma cadeira projectada por um designer).

Com as diferenças expostas acima, é possível notar que a principal diferença entre Arte e Design reside no propósito da produção/criação.

O que é que Design tem em comum com arte

Para além das diferenças, a arte e design partilham de certos aspectos comuns, vejamos:

·         Primeiro, as actividades são praticadas pelos homens e sempre recorrem a referências no acto da criação.
·         Tanto design assim como a arte partilham das mesmas disciplinas, visto que são áreas multidisciplinares; Algumas das disciplinas são a Estética, Antropologia e etc.
·          
Design e Arte existem desde a pr­é-história, tornando-se deste modo, áreas que passaram por mesmas influências durante a história de vários povos. Por isso que não se pode estudar design sem estudar a artes não obstante das suas diferenças.

Contudo, não se pode considerar que uma é melhor que a outra. Ambas actividades são bastante importantes para nossas vidas.

Como sempre, quero fechar o artigo agradecendo a você por usar o seu tempo precioso  numa época em que o tempo é escasso, para ler e aumentar o seu conhecimento. Pode deixar ficar a sua opinião, dúvida ou mesmo acrescentar algo que eu não tenha referenciado. Abraços!!

Crédito da imagem: Andy Warhol