MetDESIGN #01 – Briefing [Serie]




MetDESIGN. 1° Capítulo: O Problema do Design - Briefing.

“Eu como paciente de um tratamento médico, sou a maior autoridade para descrever o que estou sentido, e o meu médico é a maior autoridade na resolução do problema. Assim, ambos somos responsáveis pelo tratamento do problema, mas isso implica troca de informações significativas e confiança” – Philips

Geralmente ouvimos por aí que clientes são isso, ora são aquilo na hora da entrega do job, mas na verdade nós os designers gráficos é que somos os responsável por isso. Respondo porquê, é comum um cliente pedir alteração? Sim é. Mesmo depois de eu ter feito tudo bonitinho? Sim, sim e mais uma vez SIM!

Eu não forneço a fórmula mágica, mas dependendo do seu emprenho, sim é possível ultrapassar esse problema, e esta serie foi criada para ajudar os designers a ultrapassar esse tipo de problema e ainda mais, a ser respeitado e a ganhar dinheiro, pois no final das contas é disto que se trata nem? Vamos a isso!

Um bom Designer gráfico sabe muito bem que solucionar problema de um cliente não é apenas sentar em frente a uma tela do computador e mover elementos no Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Corel draw, entre outros, esperando que a ideia caia do ceu, saiba desde já que “criatividade não significa improvisação sem método”, há um processo que se deve seguir, pois o problema dado a um designer gráfico deve ser resolvido após uma reflexão exaustiva, acompanhado de observações e hipóteses criativas que vão alterando durante o processo.

É imprescindível que se tenha o problema bem definido, assim como o médico. Um designer antes de correr para resolver o problema precisa passar por certos processos para poder chegar a uma solução satisfatória e funcional, e o primeiro passo é a definição do problema através das informações obtidas no acto do BRIEFING.

O briefing é que determinará a qualidade do projecto, basicamente, o briefing pode ser considerado como sendo a fase da definição do problema, e nesta fase o designer deve saber ouvir e prestar muita atenção às reais necessidades do cliente.

A fase do briefing determinará o rumo do projecto, então torna-se necessário que o designer saiba ouvir e explorar o cliente de modo a obter todas informações cruciais, é importante que nesta fase o designer esclareça todas às dúvidas concernentes ao problema proposto.

Após a obtenção das informações essenciais, é bastante importante que o designer não corra logo para possíveis soluções, deve definir o problema de modo a ficar claro, e na definição do problema, caso o designer tenha dúvida sobre algum detalhe, por favor não inventa, fale com o seu cliente e explique a situação, e o cliente sentirá um enorme prazer em responder, afinal de contas ele também faz parte do projecto.

Espero que este capítulo tenha sido de extrema importância para si, e que consigas ter sucesso na sua carreira como Designer Gráfico. E lembre-se, amanhã terá continuidade capítlulo #02.
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