MetDESIGN #03 – Colecta de Dados [Serie]



MetDESIGN, 3° Capítulo: Colecta de dados

No capítulo #2 falamos de componentes do problema. Onde dissemos que resolvem-se os subproblemas para melhor resolver o problema principal, e depois da resolução dos subproblemas, recompõe-se de forma coerente, de acordo com todas as características funcionais, psicológicas, aplicabilidade, económico e por último formais.

Neste capítulo, abordamos sobre a colecta de dados que é o passo a seguir depois de entender o problema geral, geralmente este passo é feito após iniciar o projecto.

Vejamos: No acto da resolução dos pequenos problemas, foram surgindo ideias de forma aleatória, algumas boas e outras absurdas, como disse no capítulo #2 todas as ideias que surgem devem ser escritas ou desenhadas (não precisa ser um desenho bem elaborado, mas a ideia deve ser perceptível), pode não parecer, mas essas ideias vão levar-te a algum lugar.

É fácil projectar quando se sabe o que fazer, conhecendo a natureza do problema torna-se fácil ter uma “ideia brilhante”.
Como está escrito na bíblia, não existe nada de novo de baixo do sol.

Podemos pensar em uma ideia doutro nível, mas se quisermos partilhar essa ideia com o mundo é imprescindível que façamos uma pesquisa para saber se o que pensamos ser uma boa ideia já tenha sido feito e partilhado para que não corramos o risco de ser acusados de plágio.

O que é exactamente colecta de dados? Colecta de dados é o processo de busca de projectos similares para ver se a ideia na qual pensamos será novidade para o mundo, ou já foi feito algo similar. Depois da colecta de dados, segue a Análise dos dados e é na fase de análise de dados que vamos aproveitar todos dados obtidos para o nosso projecto. É exactamente sobre análise de dados que vamos abordar no capítulo #4

Espero que estes conteúdos estejam a ser útil, e que possam agregar valor aos seus traballhos e que consiga alcançar sucesso. Podes deixar ficar a sua opinião, assim como expor a sua dúvida, fique ligado que amanha há mais.

Fica ligado as páginas: Facebook: Aboubakar Bin | Twitter: Aboubakar Bin