Forma Tangível é uma colectânea de figuras geométricas abstractas, cujo objectivo é explorar figuras circulares, obtendo, deste modo, formas tangíveis que sugerem pessoas tocando diversos instrumentos musicais, desde os tradicionais aos mais modernos.
O objectivo desta experiencia é de possibilitar nova perspectiva na exploração da realidade através do design visual. É de salientar que a representação se dá por vista de cima, motivado pela transformação na comunicação visual que é imposta pelo uso cada vez mais intensificado de drones para capturar imagens.
Esse método não é novo, apenas pouco explorado. Tanto que é que Stephen Palmer (1981) viajou pelo mundo pedindo para que pessoas desenhassem uma chávena de chá e, a maior parte dela desenhou na perspectiva padrão, apesar de que, quando fazem o uso das chávenas são expostos a perspectiva de cima. Portanto, imaginei dar forma a um conjunto de figuras que sejam fácies de ser interpretadas e que unisse arte e design. Sendo arte algo mais livre, porém, simbólico através do uso de padrões de culturas africanas tais como padrões desenvolvido inspirado na cultura Ndebele, que acompanham as formas circulares, e, design, a parte mais lógica e estratégica na composição, algo mais objectivo e que fosse compreensível para maior número de espectadores, não obstante a abstracção num processo de simbolizar e resumir através de formas circulares.
Quero acreditar que hoje a vista de cima seja mais aceitável devido a experiências que nos submetemos através da influência dos filmes, vídeo clips, e imagens captadas pelos drones, etc, nos dando uma vista que outrora não fora comum.
Durante a materialização do que imaginei, experimentei o uso de suporte tipográfico para indicar de qual instrumento se trata, porém, cheguei a conclusão de que seria melhor sugerir o tema da colecção como sendo “Forma tangível – Instrumentos musicais, vista de cima”, descartei ideia do uso tipográfico para que desse a chance aos espectadores de usar o signo que representa esses objectos consoante o seu contexto. Exemplo, na figura em que represento alguém tocando tambor, há quem pode denominar Ndugo, Djembê, Xigubo, etc. Os instrumentos representados incluem desde o tambor, timbila, piano, bateria, e mesa de dj.