Melhore a comunicação visual da sua marca

 


Com o fácil acesso a conteúdos sobre ferramentas como Photoshop, Adobe illustration, Canva e outras das quais os designers gráficos fazem o uso, é possível notar o rápido crescimento de pessoas dispostas a praticar a actividade que, geralmente, faz-se o uso de palavras e imagens para transmitir uma determinada mensagem a um determinado grupo. Há evidências significativas de gente com habilidades técnicas bastante incríveis no que diz respeito ao jogo da composição gráfica, porém, a comunicação visual, diferente da comunicação verbal, possui um vocabulário que lhe é próprio e que a eficácia da mensagem depende exclusivamente do saber como colocar os pontos nos “is”. 

O design gráfico é o meio pelo qual um profissional pode ajudar uma marca a comunicar-se de forma simples e clara com os seus espectadores, evitando, durante o processo, a possibilidade da peça gráfica ou o resultado chegar aos espectadores e não transmitir o que é pretendido pela entidade remetente. 


Como um designer ajuda na clarificação de uma mensagem visual

É crucial que se compreenda que um designer gráfico, este que é o profissional, quando confrontado com um problema (a necessidade do cliente), busca antes de tudo fazer um diagnostico através de questões ao cliente para ter uma noção profunda sobre o que o cliente pretende, para desta forma, através das ferramentas técnicas, intelectuais e o tempo estabelecido, procurar encontrar as melhores soluções que possam deixar claro a mensagem que se pretende estabelecer, visualmente.

A recolha da informação á entidade que pretende comunicar visualmente é ou deve ser um meio que permite o designer gráfico compreender a actividade ou os benefícios dos serviços que se pretendem anunciar, por exemplo. 


Não basta criar uma peça, ela tem de ser relevante

O profissional que cuida da comunicação visual de uma marca, tem de agir não simplesmente com base no que ele conhece, isto porque cada marca possui um DNA que faz dela ser o que é. Uma marca que se destina a venda de materiais para crianças não pode comunicar da mesma forma que uma marca de cerveja, por exemplo.

Há um exercício que precede o resultado obtido, este que é a pesquisa. Assim como a definição visual dos elementos que juntos conseguem transmitir a voz da marca e dar a ela um poder distintivo; a escolha das cores, elementos gráficos, a tonalidade da imagem, a disposição tipográfica (vulgarmente chamado de fonte, ou tipo de letras) devem ser cautelosamente estabelecidos de forma que a marca consiga ganhar esse poder de se destacar quando se dirige aos espectadores, isso serve também para diferentes tipos de campanhas que tem também se apresentado em forma visual. 

----

Se sente a necessidade de ter um acompanhamento em projectos de comunicação visual, ou a necessidade de estabelecer uma linguagem única e diferenciada, assim como orientar a sua equipe de designers em campanhas específicas, pode entrar em contacto expondo a sua necessidade para orientação e consultoria de um designer gráfico através dos seguintes contactos:

e-mail: aboubakarbinjr@gmail.com

Celular: +258847812801