A quem interessa o conhecimento da tipografia como elemento da comunicação

 

Geralmente no nosso dia-a-dia deparamo-nos em situações que nos impelem a usar transportes como comboio, chapas e por vezes aviões. Com isso dito, não precisamos ser maquinistas ou pilotos para gozar das vantagens que esses meios de transportes nos permitem usufruir; praticamente, quanto menos a gente compreender o mecanismo ou o funcionamento desses meios de transportes é melhor porque nos resta tempo para aprimorar as nossas habilidades e ser melhor naquilo que a nós interessa. 

Da mesma forma que não precisamos compreender a complexidade química que compõe um comprimido para aliviar a nossa dor, visto que há um profissional ao qual confiamos para nos prescrever as receitas médicas de acordo com os sintomas que o diagnóstico irá detectar. 

A tipografia, commumente chamada por fontes pelos menos entendidos, é um elemento fundamental na comunicação visual; a fonte permite que você consiga compreender o que pretendo transmitir através desse texto. Ela é também usada para diversos fins em rótulos de produtos, suporte de mensagem numa peça gráfico, nas publicidades e por aí em diante. 

Quando nos encontramos em lugares com janelas que estão para uma determinada paisagem, por mais que a gente não perceba, o nosso foco está virado para o que conseguimos ver através dela e raras vezes nos damos conta da própria janela. Neste caso, a janela serve como moldura para a paisagem que a gente contempla. 

É da mesma forma que as fontes/letras funcionam. Os leitores ou o receptor consegue descodificar a mensagem através das fontes sem se dar conta dela, ou seja, o receptor percebe para além da forma das fontes/letras.

Tendo dito isso, é crucial que percebamos que é a função ou a tarefa do designer gráfico se preocupar com aspectos inerentes a escolha adequada das fontes, assim como a sua composição durante o processo de configuração de uma mensagem visual, e isso deve-se ao facto dele ser o profissional que compreende a engenharia das fontes e o comportamento delas para diferentes circunstâncias em que ela deverá ser empregue de modo a garantir que a mensagem seja facilmente absorvida sem criar ruídos durante esse processo.