O impacto do designer gráfico na sociedade

O designer gráfico, como sabemos, é um profissional que opera vários elementos visuais para construir uma mensagem que seja possível de entender de acordo com o tom de voz que o projecto requisita, como é o caso de transmitir uma mensagem visual de forma cómica, ou dramática e por aí em diante. 

O designer trabalha muito mais para além de construção de imagens; daí que ele não é um manipulador ou um ilustrador, porém pode fazer o uso dessas técnicas para compor uma mensagem de acordo com a natureza do projecto. Este profissional opera num escopo maior daquilo que pensamos ou imaginamos.

O designer gráfico busca compreender a informação com a qual tem de trabalhar, ao mesmo tempo que tem de olhar para o público ao qual a mensagem se destina e isso já sabemos. Mas o designer para além dessa tarefa tem de pensar em vários aspectos que compõem o problema que se pretende resolver, da mesma forma que tem de pensar na forma que a mente humana opera durante a experiência exterior. 

Para profissionais de outras áreas (não todos), basta colocar qualquer informação que se pareça com a tradução literal da ideia verbal para acreditar que a mensagem está lá; porém, é importante dizer que agindo dessa forma é um modo egoísta e antiético profissionalmente de agir, porque está-se a acreditar que a experiência de vida de um individuo é igual a de todos os receptores da peça. Para se poder evitar esse tipo de preconceito é importante a intervenção de um designer treinado durante a criação de uma peça gráficas para que possa, se necessário, buscar por meios adequados a se seguir para garantir um resultado que o público possa compreender e que a empresa ou a marca que comunica gere impacto nesse processo de comunicação. 

Mais do que criar uma peça gráfica, o designer gráfico busca criar ou estabelecer o contacto com o público com o objectivo de gerar certo impacto através da mensagem visualmente composta, considerando e respeitado os seus hábitos e costumes possibilitando nova perspectiva no gosto visual e na experiência de absorção da mensagem.