Em meio a tantos desafios, a experiência conta mais

 

O maior desafio que as pessoas sonhadoras costumam ter no seu percurso é o de buscar sempre formas ou maneiras de continuar a sonhar. Por isso que, em meio a tantos passos dados para conseguir-se algo que se mostra impossível, quando as expectativas não são realizadas, resta aceitar primeiro, para depois poder aprender com a realidade presente, essa que vai permitir que adquiramos algo ou experiência desse acontecimento para usarmos nos passos seguintes. 

O sal não vai ser doce só porque queremos que ele seja. É da mesma forma que uma projecção sem um plano de acção para realização daquilo que se almeja atingir pode gerar frustrações. Estamos nos últimos dias para despedirmo-nos do ano 2023, e muito próximo de dar boas vindas ao ano 2024. 

Para quem acompanha os conteúdos e os trabalhos que tenho feito relacionados a design gráfico, notará, com certeza, aspectos que devam ser melhorados e muito mais que isso será perceber uma evolução vertiginosa que ocorreu durante os dois anos na minha carreira e principalmente pela forma que escrevo. E a única forma de evoluir, mas do que fazer e se comprometer é buscar por maneiras de explorar o máximo daquilo que temos para conseguir o que queremos ou melhor ainda: o que precisamos. 

Durante estes anos tive e continuo tendo o privilégio de trabalhar com grandes marcas e os melhores profissionais do país, esses últimos que lhes considero como professores. 

Imagina ter de sacrificar algo para viver o seu sonho? É, hoje acredito que cada um tem de colocar tudo que tem para que possa realizar os seus sonhos e, sinceramente, não acredito em fórmulas para atingir sucesso, também porque o que é sucesso para um não o é para o outro. Entretanto, aprendi que precisamos seguir o que queremos, mas sem machucar as pessoas ao nosso redor; e para isso acontecer precisamos ser consequentes durante as decisões que tomamos.

Razões para me queixar das coisas que podiam ter sido de outra forma são várias, mas me focar nas queixas seria igual a desrespeitar a mim e aos sacrifícios que tive de fazer para conquistar o que foi possível até agora.

É fácil olhar para o que tanto queremos como coisas improváveis de acontecer, isso, até colocarmo-nos o desafio de viver para o que acreditamos. Um exemplo, foi o facto de ter desistido de ir para faculdade de design (não recomendo) para poder estudar, por conta própria, o design. E no primeiro ano dispensei todas às disciplinas/cadeiras. E imagina o que aconteceu, fui convidado pelo Professor Rendrá ao pedido dos alunos para que eu pudesse ir dar aulas para a faculdade de design e foi bem-sucedido...

São várias as coisas que aconteceram durante o ano que me fazem perceber que existe um vencedor em cada um de nós e que, para se chegar longe precisamos construir boas relações, nos comprometer com o que nos é proposto, continuar a cultivar curiosidade, valorizar tudo que temos enquanto buscamos atingir outros objectivos e sonhos. 

Desejo-te próspero ano novo e que o ano 2024 seja replecto de desafios e sucessos. E que a cada etapa possas aprender algo de bom. É melhor desfrutar da caminhada porque ao atingir-se a coisa desejada, o que nos resta são as experiências obtidas durante o processo.