Devido aos factos históricos que decorrerem e foram intensamente promulgados pelas grandes potências que detinham maioritariamente a influência mediática, o Design sempre se viu atrelado ao conceito da intemporalidade por parte dos designers.
A necessidade em produzir obras que vão durar por muito tempo, para além de paralisar os operadores visuais, tende a gerar frustração nestes, chegando a resultar em obras que não estejam atrelados a realidade da necessidade que o projecto exige.
Por isso, desenvolver ou conhecer os processos de projectar peças de comunicação visual, especificamente, ajuda estes profissionais a fasearem as etapas que sem eles não seria possível obter resultados satisfatórios.
Estes processos de projectar facilitam na obtenção ideal do resultado que corresponda à real necessidade do projecto em causa. Porque isto implicaria, numa primeira fase, delimitar o projecto num escopo que corresponde à realidade daquilo que se pretende comunicar.
Da mesma forma que os receptores das peças criadas por designers não conseguem ler e ver ao mesmo tempo, estes profissionais não conseguem criar e analisar simultaneamente. Isto porque uma solução é, na sua essência, o resultado de várias soluções dos pequenos problemas inerente ao projecto; onde as combinações dos elementos envolvidos são rearranjadas constantemente até o momento que se precisa apresentar uma solução definitiva ao cliente, mesmo para os casos em que o cliente tenha participado do processo.
Design efémero é uma oportunidade
Nem todo projecto de design precisa do exercício penoso para alcançar a sua eficácia comunicativa. Há projectos cuja natureza cinge-se a comunicar, anunciar ou dar a conhecer algo e depois disso a peça vira irrelevante, como é o caso das peças usadas no âmbito da publicidade que tem como canal exclusivo às social medias.
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O tempo de vida das peças, geralmente, é determinado pelos internautas que são maioritariamente guiados pelas tendências, onde a partir do momento que surge novidade, aquilo que era actual fica ultrapassado em fracção de segundos para ceder a novidade do momento.
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Nem todo projecto precisa de um processo difícil. O projecto ao qual me refiro é aquela cujo alicerce ou o conceito está atrelado a um projecto como tal. Podemos citar alguns como aquelas em que possuiem fases, ou uma narrativa que torna possível engendrar uma ideia no consciente e subconsciente do público para o qual se comunica.
As pessoas precisam ser contextualizadas no âmbito da comunicação e para que isso aconteça de forma eficaz é necessário que se gere um impacto na comunicação, o Design tem um alto poder de conseguir atingir esse ponto, isto porque o design faz o uso de texto, imagens, cores, padrões, ilustrações e mais elementos para comunicar uma ideia ou uma estória.
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Então, a cada oportunidade que há para criar uma peça gráfica é também uma oportunidade de buscar um espaço na mente dos que vão entrar em contacto com ela ao ponto de terem uma imagem, nem que seja abstracta, de uma entidade ou pessoa que comunica. Vermelho + Branco + Alegria = Coca-cola; Fundo preto + Letra “N” na cor vermelha + Som “Tudum” = Netflix; Fundo Azul + Letras amarelas =?
Com tudo isso dito, as pessoas usam a informação quando lhes chega e após extraírem aquilo que lhes interessa ou lhes chama atenção, a peça se torna irrelevante, salvo se estes receptores decidem manter a peça viva compartilhando com os demais para verem a coisa que os impactou tanto que acreditam que possa também impactar os demais, mas quando a mensagem tiver sido absorvida ela entra em desuso.