O designer gráfico pode ser solicitado pelo seu cliente para resolver a uma necessidade que este queira satisfazer, podendo pedir o acompanhamento e/ou a implementação desse mesmo projecto após este dar o seu conselho como resultado da sua expertise.
Entretanto, como profissionais temos é que ter em mente que o nosso cliente possui um repertório de diversas formas possíveis de comunicar uma ideia visualmente, resultado da experiência adquirida graças a sua exposição a peças e campanhas de comunicação visual. Assim como há outros clientes que saibam o que querem, mas não fazem a ideia de como materializar essa mesma ideia por diversos factores.
Entretanto, o designer precisa compreender essencialmente não só as informações dadas para a criação de uma peça que pode ser o que o cliente quer, assim como precisará compreender o alicerce que vai acompanhar esta peça gráfica.
Como pode se dar o caso de uma empresa ter uma linhagem standard de se comunicar com o seu público, querendo, talvez, anunciar, informar e vender algo que não seja regular e que precise de um key visual novo, relevante e específico para um fim, mas que não extrapola aquilo que é a sua voz, ou os parâmetros determinados pela identidade visual.
Para o exemplo que dei acima, antes de se prosseguir, este profissional vai precisar saber a duração e periodicidade deste projecto se será feito somente uma única vez ou haverá outras ocasiões em que este tipo de comunicação pode vir a ser necessário para esta empresa; e desta forma saber como vai articular os elementos visuais em perpendicular com a estratégia e o objectivo que se precisa atingir.
Sem deixar de fora a possibilidade de que esta campanha, por exemplo, possa ser feita em diferentes suportes dos habituais precisando de adoptar elementos que não criem ruídos quando se sai do digital para print, de pequenas dimensões para maiores, e muito mais factores a serem levados em conta.
Portanto, o designer tendo compreendido a necessidade e analisado profundamente o problema que o/a cliente o/a propôs a resolver não dá somente ao cliente o que este/a precisa, assim como dá soluções que a natureza do projecto exige.