Design é a mensagem.
Em termos de composição o Design é a mensagem.
Embora o design seja apenas possível através da composição de vários elementos, é com a leitura do conjunto desses elementos que o design se manifesta.
A materialização de uma peça gráfica elaborada por um designer tem como função comunicar algo ao público em geral; o que se pretende comunicar deve ser claro e prático. Portanto, não há espaço para o designer gráfico conceber algo que seja "claro" para ele próprio e incompreensível ao público.
Cada vez mais torna-se difícil a comunicação visual porque há muita ideia por detrás da forma final que muitas vezes se torna incompreensível a razão da peça e a relação daquilo que se lê com o que se vê, mas há os que conseguem fazer a integração de uma ideia abstracta à forma concreta, facilmente, conseguindo atingir bons resultados devido a eficácia e praticidade da peça.
O design não é o suporte da mensagem. O suporte da mensagem pode ser entendido como cada elemento usado na composição visual, estes que por sua vez cada um dos elementos possui uma história que só vai ser possível compreender através de uma explicação que reflecte unicamente a percepção da pessoa que concebe.
O design está para além de quem projecta. Está para o público ao qual se projecta. Uma peça de designer que foi feito transmitir uma mensagem de forma cómica deve cumprir essa função, a que fora concebido para fazer chocar o público deve também cumprir com essa função.
O design faz o uso da interdisciplinaridade para conseguir atingir os resultados descritos acima, por exemplo. O design é resultado que o profissional tem em conceber uma peça que seja compreensível para todos e não somente para ele.