A comunicação visual é um meio bastante relevante e importante nos dias actuais, ou talvez dizer que sempre o foi. Isto porque é sabido por nós que a imagem vale mais que mil palavras.
Imaginemos as várias situações em que se tem um produto ou serviço que se queira comunicar, anunciar ou informar a um determinado público, cuja a explicação do benefício e importância dele se fosse articulado verbalmente precisaria de um longo argumento até se convencer o destinatário.
Pois bem, a comunicação visual é um campo cujos profissionais devem compreender muito bem o seu ofício e o que o seu cliente precisa para, desta forma, compor de forma sumária um sistema de comunicação que consiga satisfazer este objectivo.
É necessário que se compreenda que o Design gráfico ou a comunicação visual não é o fim per si, daí que não basta simplesmente elaborar uma peça e ficar-se por aí. O designer precisa fazer o acompanhamento e o desdobramento do conceito a qual se obteve como solução.
Pode dar-se o caso, por exemplo, em que um designer é solicitado a conceber um projecto editorial. Neste caso, o design vai ser o meio que visa proporcionar determinadas experiências desde o maneio do objecto, leitura do conteúdo, distinção do conteúdo, sensações desencadeadas pelo projecto e entre outros.
Porém, para que esse objectivo seja atingido é necessário um pensamento estratégico acompanhado por um plano que vai acompanhar o projecto desde o seu nascimento até o fim, mantendo, desta forma, a coerência formal.