Uma marca visual não é por si só

Uma-marca-visual-02 

Uma marca, no mundo da comunicação, abrange um campo vasto. E com a evolução das técnicas e meios, nascem novas necessidades que culminam com o emprego de novas terminologias para descrever o que é uma marca, e é com esta noção que se mostra necessário esclarecer a perspectiva de marca aqui abordada. 


Entenderemos como marca ou signo aquilo que representa o que não é, mais especificamente no mundo da comunicação visual. Da mesma forma que sabemos que a cor Azul que tende para o violáceo, tendo como suporte uma fonte pixelizada representa a BioMec, assim como o vermelho pode representar Coca-cola.


Ao conjunto desses elementos podemos denominá-las: voz visual de uma marca. É certo que um elemento apenas não se torna suficiente para a construção de uma marca consistente e impactante.


Uma marca consistente possui desde cores, linhagem de imagem, coloração de imagens/fotografias (veja-se imagens de coca-cola), tipografia (veja-se FNB que possui uma fonte criada para o uso exclusivo), número de palavras por headline e mais elementos que o vão carcterizar. 


Dentre os citados acima, interessa-nos abordar neste momento sobre a tipografia, mais commumente chamada de fonte (embora este termo seja aplicável quando uma tipografia está em uso: type in use). 


Para marcas que pretendem se destacar no mercado o investimento na curadoria de tipografia adequada – que reflecte o segmento, assim como a sua voz visual – se mostra necessário por ser um asset mais repetido na comunicação visual, para este caso podemos tomar em consideração a família tipográfica da Apple, que investiu numa tipografia tendo em conta as suas necessidades numa tipografia eclética que seja funcional e aplicável para diferentes meios desde as interfaces dos seus dispositivos que possuem diversos tamanhos até em packcage.


Hoje em dia, o investimento na tipografia exclusiva para uma marca para além dos benefícios que pode trazer, poupa o investimento no licenciamento de uma família tipográfica por apenas um peso custar determinado valor, onde as cláusulas do uso podem ser em algum momento limitantes, embora este investimento possa possuir vantagens comparado aos que busca por tipografia grátis para o uso comercial (sem licença, e não refinada). Em qualquer oportunidade de investimento na aquisição de licença de uma fonte: força, vai valer mesmo o investimento. Ah… uma marca com uma tipografia exclusiva, seja ela uma adaptação de uma existente ou uma criada de raiz possui uma vantagem de ser elemento ou software (é, tipografia deve ser instalada antes de ser usada) de promoção para a marca que detém o uso exclusivo da mesma.