Detalhe marca a diferença na comunicação visual

Dia-1-02 

Em termos lógicos, uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo. A comunicação visual, como qualquer outro tipo de comunicação, está estritamente ligada à lógica semântica. 


O Design gráfico serve a um propósito específico como parte de um processo ou estratégia que engloba diferentes áreas igualmente importantes. Entretanto, após se ter um serviço ou um produto estruturado e pronto, nasce a necessidade de se fazer compreender ao público de forma simplificada o que se está a oferecer, assim como antes da implementação da estratégias de conversão, buscar criar acções que criem uma proximidade da marca, empresa e/ou projecto com o público.


Essas acções podem ir desde criação de uma marca, actualização da comunicação da marca, actualizações de assets da marca, acréscimo de assets da marca, criação de campanha, declinação da campanha, actualização da campanha, criação de um cartaz, marca para programas para cinema, extensão dessa marca a servir para diferentes propósitos e mais…


A engenharia que se dedica na idealização e composição de uma mensagem visual só se torna eficaz quando, de facto, se considera aspectos cognitivos de quem deve ser afectado por aquilo que se comunica visualmente em paralelo com os meios e métodos de implementação da mesma.


Hoje mais do que nunca se sabe e se faz muito sobre a comunicação visual. Porém, nem todos conseguem alcançar ou obter os resultados pré-estabelecidos (feedback) por parte do público versos da entidade responsável pela veiculação da mensagem. Até aí tudo bem! Como designers gráficos ou responsáveis por comunicação visual é necessário fazer um estudo daquilo que vai ao ar e de que forma se gera a interacção entre a peça (mensagem visual) e o público (a pessoa que vê), importa esclarecer que não se trata simplesmente sobre números fornecidos pelas plataformas que muito bem conhecemos. 


Referenciar que uma simples comunicação visual  não vai ajudar directamente a vender um serviço, porém, ajuda na compreensão, na confiança, na familiarização e na absorção daquilo que se comunica com o público que consequentemente gera algum tipo de feedback, quando bem feito. 


Os serviços de design gráfico são um investimento, logo há necessidade de se ter em conta sobre até que ponto este investimento gera ou pode gerar o retorno para os que decidem fazer este investimento. Este ponto se torna crucial para a definição realista de metas e delimitações do projecto que se possa atribuir a um designer gráfico pois cada detalhe colhido na etapa de elaboração de uma solução faz a diferença.