
A comunicação visual nos permite conhecer, identificar e diferenciar um produto, serviço ou informação. Por este motivo que marcas, para além de outras alternativas de comunicar, optam em estabelecer a comunicação com o seu público por mecanismos visuais.
A comunicação visual é composta por um plano (vazio), que acolhe informações descritas em forma de palavras e/ou em forma de imagem. Hoje em dia, as palavras e as imagens vêm juntas como forma de dar ênfase a uma ideia que se pretende passar ao público.
No entanto, o profissional que se dedica na composição desta mensagem visual carrega um desafio que contém duas camadas aparentes que nascem da necessidade de vender e a de proporcionar boa experiência (funcionalidade) ao público-alvo.
Estas duas necessidades servem aos dois intervenientes aos quais o designer é intermediário, sendo o departamento de vendas e o consumidor.
Contudo, em meio a tanta variedade de marcas na prateleira virtual e até nas prateleiras físicas, a estratégia de comunicação e construção de relacionamento é que pode determinar o sucesso na relação entre o produto ou o serviço com o público que possui determinada necessidade.
E por este motivo que para se diferenciar, construir relação e conquistar um lugar na mente do consumidor, as empresas ou marcas precisam optar em comunicação estratégica para atingirem os seus objectivos, que por sua vez ganham oportunidade de satisfazer a necessidade do público-alvo com menos esforço após a construção de um relacionamento.
Não obstante a crescente oportunidade que os vários canais de comunicação conferem aos que têm algo a informar, comunicar e vender, é crucial que se faça de forma adequada de modo a evitar que se transmita a percepção de ser mais um produto ou marca no mercado. Pois as pessoas lidam com aquilo que conhecem e o processo de conhecer-se não acontece do dia para noite.